Chance para nós, bibliotecários

21/04/2013 19:52

Saiu no jornal Estado de Minas do dia 19/04/2013.

 

Uma boa oportunidade para aqueles que pretendem ter seu próprio negócio: Gerenciamento de Documentos de Empresas.

 

E o mercado está cada vez mais se conscientizando desta realidade...

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Multas, ações e despesas podem ser evitadas com o gerenciamento eletrônico de documentos

Silas Scalioni - Estado de Minas

Publicação: 19/04/2013 06:00 Atualização: 19/04/2013 07:57

Uma empresa com 10 mil funcionários produz cerca de 100 mil novos documentos não estruturados por mês, que acabam sendo mal guardados e se tornando depois de difícil localização. Se essa empresa tivesse um sistema de gestão documental adequado, poderia economizar entre R$ 500 mil a R$ 2,5 milhões por mês. Estas informações fazem parte de uma pesquisa de três anos, envolvendo companhias e entidades públicas e privadas, feita pela empresa Lowcost, especializada em gestão de documentação corporativa.

Segundo o diretor geral da Lowcost, Francis Safi, boa parte de multas recebidas pelas empresas, ações trabalhistas perdidas e despesas motivadas por erros de regulamentação, entre outras, poderiam ser evitadas com a implementação de processos de gerenciamento eletrônico de documentos. “Sem contar que metade dessa papelada é lixo e que 37% das cópias feitas no mês não necessitariam existir”, afirma.

Nessa quinta-feira, no Mercure Belo Horizonte, o empresáriado mineiro teve a oportunidade de saber um pouco mais sobre esse assunto no ECM Show 2013, evento que se realizou na capital pela segunda vez para apresentar, por meio de palestras e debates com especialistas nacionais, novas e melhores práticas de gestão da informação. “E isso não mais envolve apenas documentos em papel e informações digitalizadas dentro das empresas. Hoje significa também falar em Big Data (conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com grande volume de dados digitais)”, disse Susana Batimarchi, diretora de conteúdos do ECM Show.