Conservação, preservação e restauração em bibliotecas

08/07/2014 12:05

Os acervos bibliográficos possuem um ciclo de vida e desde o momento da sua criação inicia-se o processo de envelhecimento. Dessa forma, fica fácil deduzir a difícil tarefa das bibliotecas que possuem materiais passíveis de alterações em decorrência de agentes como microrganismos, roedores, insetos e outras pragas que encontram no próprio acervo sua fonte de alimentação. Fatores naturais também podem influir na vida útil do acervo, tal como, a poluição atmosférica que provoca a oxidação da celulose, até mesmo a umidade e luminosidade inadequadas são capazes de provocar mudanças químicas no papel resultando em sua degeneração.

Os conceitos de conservação, restauração e preservação geram certa dificuldade de compreensão, até mesmo entre os bibliotecários, esses conceitos por vezes são entendidos como se tivessem um mesmo significado. Dessa maneira, torna-se importante esclarecer que o conceito de conservação é mais específico, estendendo a vida útil dos materiais, tendo por objetivo a adoção de um plano de desaceleração do processo de degradação. Em relação a restauração, essa trata do uso de medidas que visam estabilizar os danos através dos documentos deteriorados. Já a preservação tem uma dimensão mais abrangente que embasa iniciativas administrativas, políticas e sociais de proteção das possíveis deteriorações capazes de comprometer o acervo.

O trato correto aos suportes de informação viabiliza a pesquisa, a construção da história e do conhecimento de forma sólida. No âmbito da biblioteconomia, quando se fala de preservação e conservação de documentos, talvez por um instante, algumas pessoas possam imaginar um arquivista ou uma equipe de conservação ou restauração de documentos de algum órgão público. O bibliotecário deve assumir uma posição de gestor da informação, ou seja, deve assumir, deve ter uma postura de um profissional bem informado com noções mínimas dos agentes que podem deteriorar o acervo. Infelizmente, muitos bibliotecários se esquecem que os cuidados com o acervo é um assunto importantíssimo para o exercício da profissão de quem lida com documentos impressos. Cuidar do acervo é uma questão ética, de todos os profissionais da informação.

Fonte: Boletim SAB