Mercado de Trabalho: Possibilidades e Desafios Para o Bibliotecário

17/12/2013 09:04

A competição no mercado de trabalho é uma realidade em todas as profissões, com a globalização e consequentes avanços tecnológicos o conteúdo e qualidade do trabalho humano modificaram-se. O desenvolvimento do conteúdo informativo das profissões e a propagação de novas ferramentas despertam novas tendências em relação ao trabalho tornando-o mais abstrato, intelectualizado, autônomo, coletivo, complexo e recheado de intensas mudanças organizacionais.

O trabalho repetitivo, em muitos casos passa a ser lenda bibliotecária, sendo então substituído por um trabalho onde é necessário analisar plenamente determinada situação antes da tomada de decisão. Este tipo de trabalho é embasado na imprevisibilidade da situação onde o profissional tem que fazer escolhas utilizando-se de operações mentais e cognitivas. Assim sendo, para resolver problemas e lidar com situações imprevisíveis é necessário um conjunto de competências, formadas a partir de saberes formais e informais, práticos e teóricos, tácitos e explícitos.
Vivemos em uma era de acumulação de conhecimento flexível, ou seja, o que hoje é importante, amanhã pode deixar de ser. Por mais isenção de lucro que tenha a instituição onde atua o bibliotecário haverá sempre um olhar capitalista para a gestão da informação, diante desse cenário a informação e a tecnologia são aliadas do bibliotecário, onde a informação torna-se um bem de consumo.

O comprometimento e empenho dos profissionais da área de biblioteconomia com a construção do conhecimento humano pautada em valores capazes de gerar conhecimento é fundamental para a propagação do saber que possa gerar inovação e conhecimento. Para tanto é preciso estar sempre atento aos desafios e possibilidades que circundam a profissão.

Por Cátia Cristina Souza

Original Aqui