Necessidade de Informação

12/02/2014 13:08

Por Cátia Cristina Souza

O ensino superior tem por essência formar profissionais com senso crítico e reflexivo. A biblioteca, em especial a universitária, é o apoio para as atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão contribuindo para que o estudante transforme a informação em conhecimento.

A explosão informacional na qual vivemos, produz em todos nós, bibliotecários ou não, uma ansiedade acompanhada pela necessidade de manter-se atualizado, tornou-se uma obrigação a ponto de deixar angustiado quem se sente desinformado. Diante desse fenômeno do comportamento humano, aos profissionais da informação cabe garimpar e disponibilizar para seus usuários informação de fonte confiável e pertinente às necessidades de quem a procura.

Atualmente, considera-se como indivíduo bem informado, aquele que tem capacidade de agregar a informação recebida, transformando-a em conhecimento. Embora, a quantidade de informação publicada seja muito além do que somos capazes de absorver, infelizmente a qualidade e confiabilidade das mesmas fica muito aquém do que esperamos e desejamos.

Na chamada sociedade do conhecimento, a informação ganhou grande poder econômico e de barganha, a ponto de ser considerada um recurso estratégico nas organizações, melhorando a competitividade e conceitos no mundo dos negócios. Essa sociedade da informação na qual os bibliotecários têm papel de destaque é caracterizada pelas amplas possibilidades de circulação e recuperação de informações, essa Era cria um paradigma nunca antes vivido pela humanidade de necessidade informacional. Saciar essa sede por informação fornecendo um serviço de qualidade aos usuários é um desafio para o bibliotecário e demais profissionais envolvidos nesse processo.

Original, clique AQUI.