Networking

19/12/2013 21:04

Cátia Cristina Souza - Bibliotecária CRB 8/7209

Criar e manter uma rede de contatos profissionais, a princípio parece ser uma tarefa fácil, essa situação deveria ser diferente com o bibliotecário, afinal o suprassumo profissional é a gestão da  informação, então por que muitos profissionais da biblioteconomia são incapazes de manter uma rede de contatos profissionais? Alguns podem até responder que mantêm apenas os contatos que lhe interessam, assumindo uma posição egocêntrica fundamentada apenas no agora. 

 

A proposta de manter e ampliar os contatos profissionais é antiga. Atualmente, recebe o nome de networking estabelecendo-se com uma ferramenta moderna de fazer negócios. O Networking consiste em criar sua própria rede de contatos profissionais e pessoais, permitindo o acesso a pessoas que nos interessam ou podem nos interessar, não se trata puramente de uma relação de interesses, mas principalmente de uma rede de apoio para o desenvolvimento pessoal e profissional onde a troca de informações é fundamental. 

 

É comum que muitos profissionais se deparem com uma situação inusitada, onde o campo de ação é limitado, a resposta para essa situação pode estar em seu networking. 

 

O networking bem desenvolvido conduz a pessoas que podem agir ou fornecer orientações a seu favor, trata-se de uma filosofia baseada em compartilhar informações, conhecimentos e ideias, para colocá-lo em prática faz-se necessário estar atento a tudo que ocorre em sua área de atuação profissional, ou seja, incluir no networking parceiros e fornecedores de produtos e serviços pode impulsionar sua carreira. O networking está baseado no principio da reciprocidade e possui um efeito multiplicador, isto é, quanto mais colaboração houver com os contatos, mais pessoas da rede se beneficiarão e consequentemente terão mais disposição a colaborar com todos os envolvidos. 

 

A prática do networking entre os bibliotecários, ainda é tímida demais para o profissional gerenciador da informação, é preciso aproveitar as oportunidades que podem ser potencializadas com todo conhecimento técnico adquirido em sua formação e carreira , um bom pesquisador deve reconhecer a interdependência, visto que todos necessitamos de todos.